8 de junho de 2009

O que vamos aqui discutir?

“Atreve-te!” aborda essencialmente a minha experiência na fundação da YDreams até ao momento do “grande salto”, ou seja, da entrada de um significativo investimento exterior aos accionistas originais. Tudo o que aqui leres é baseado em casos, acções, situações, decisões e pessoas reais e não em teorizações sobre empreendedorismo ou gestão. O meu objectivo é ajudar e motivar quem tem (ou anseia ter) potencial para levar para a frente um sonho, uma aventura, um desafio de vida. Pretendo mostrar, com base no caso da YDreams, que isso é possível desde que estejamos dispostos a arriscar um pouco, a sair do nosso patamar de conforto.

Aqui poderás discutir temas como:

·  Os antecedentes que influenciaram fortemente a criação da YDreams e alguns temas fundamentais para a criação dum “sonho” de sucesso.

·  Os grandes “pilares” da YDreams: A Equipa, O Produto e A Imagem. Sempre que me perguntam donde advém o êxito da YDreams costumo referir-me a estes três “pilares”.

·  A filosofia de negócios muito própria da empresa e a forma como sempre se relacionou com os seus parceiros e clientes.

·  O crescimento da empresa, um tema muito importante e que por vezes é subestimado pelos empreendedores. Uma estratégia errada de crescimento pode provocar erros fatais. Erros que dificilmente podem ser remediados, podendo mesmo conduzir a um final doloroso para a “grande aventura”. Nós cometemos erros nesse processo, mas felizmente não foram fatais.

·  Como abraçar “novas aventuras” - tentarei resumir o conhecimento empírico adquirido nesta fantástica aventura que teve a sua origem há 16 anos, quando decidi optar por uma carreira de enriquecimento pessoal e intelectual em detrimento de uma outra de rápida progressão profissional, provavelmente como executivo de uma qualquer multinacional. E o engraçado é que isso acabou por acontecer naturalmente, com a vantagem de a empresa ser minha e de eu me ter divertido à grande durante grande parte do tempo. 

2 comentários:

as.fases.da.lua disse...

com que periodicidade vais escrever? é que estás a deixar-me com água na boca...aguardo pelos próximos posts com muuuuuuuuuuuuita curiosidade!

A. Eduardo Dias disse...

para começares a matar a curiosidade... vou fazer mais um :)