15 de dezembro de 2009

... uma equipa fantástica...

Sempre que me pediam para falar nos factores de sucesso da YDreams, havia um que eu sublinhava acima de todos: a equipa, o YDreams Team, os YDreamers. E quando me perguntavam que tipo de pessoas contratávamos, qual era o segredo para tão fantástica equipa, eu mostrava os seguintes vídeos/imagens, dizendo que ilustravam algumas das características essenciais necessárias para se ser um YDreamer.

http://www.youtube.com/watch?v=kl2tIFxSEGA

http://www.youtube.com/watch?v=SqpbMHc5XVU

As principais características, para além do know-how técnico da área em que se irão inserir, que sempre procurámos e tentámos estimular nas pessoas são:

- Superação

- Paixão

- Energia

- Capacidade para inspirar

- Responsabilidade

- Auto-estima

- Capacidade de concretização

- Espírito de aventura

- Tolerância ao fracasso

- Capacidade para delegar

- Saber lidar com o stress e a ambiguidade

Guy Kawasaky, no seu livro “The Art of the Start”, menciona a seguinte frase de Steve Jobs sobre a forma habitual como decorre o processo de recrutamento ao longo da vida duma instituição:

“A players hire A players, B players hire C players and C players hire D players”

Embora fiquemos sem saber quem contratou os Bs, o facto é que quando não se contrata com base em apertados critérios de excelência, corremos o risco de recrutar pessoas tipo B. A partir daí o descalabro é rápido...

Para vos dar uma ideia da qualidade das pessoas que constituem a YDreams posso dizer-vos que até chegarmos às 50 pessoas apenas fomos forçados a dispensar 2 ou 3 pessoas. E isto leva-nos a outro ponto crucial, a retenção, de que vos falarei num post futuro.

Nenhum comentário: