6 de novembro de 2009

Telecel – Onde você estiver, está lá

O primeiro projecto da YDreams (então Ideias Interactivas) foi o Canal Mapas da Telecel (hoje Vodafone). No início de 2000 reunimos com o Eng. António Carriço que nos informou do interesse da Telecel em ter um serviço de mapas cross-platform: telemóvel, PDA e Web. Pouco tempo depois, a nossa proposta foi a escolhida num concurso internacional. Montámos a equipa de 7 pessoas, iniciámos o projecto em Junho, a equipa foi crescendo, lançámos a versão Web em Setembro e as versões móveis em Outubro. Tudo desenvolvido from scratch, incluindo o levantamento e recolha dos dados para as cidades de Lisboa e Porto. A nossa primeira “loucura” de muitas que se seguiriam ;)

Em Janeiro de 2001, o Canal Mapas da Telecel foi classificado pela Motorola entre os 8 melhores do mundo, com 5 estrelas (apenas 8 serviços à escala mundial obtiveram esta classificação), entre mais de 60 serviços avaliados. No final da tabela encontrava-se a francesa Webraska, escolhida pouco tempo depois pela PORTUGUESA Galp para fornecedor de serviços de navegação do portal Fast... em detrimento da 100% portuguesa YDreams. É incrível o medo que os gestores locais têm de apostar em novas soluções em detrimento de outras mais estabelecidas, ainda que comprovadamente piores...

O estrondoso sucesso do projecto fez com que a Vodafone e a YDreams mantivessem até hoje uma estreita relação que conduziu a muitos projectos interessantes como o Vodafone Interactive Cube, Undercover, Action Store, entre diversos outros. Pode ser que ainda venha a escrever aqui sobre alguns deles. Muita gente nos disse que este era um empreendimento impossível, pelo volume de trabalho necessário, pela inovação de ter mapas em telemóveis e pelo curto tempo disponível para o desenvolvimento. Mas felizmente... nós não acreditamos em impossíveis...

Podem encontrar abaixo alguns screenshots das versões do Canal Mapas para PDA, telemóvel WAP e Web. Autênticas relíquias! lol!!

PDA


WAP











WEB

2 comentários:

Joao Ribeiro disse...

E muitas vezes utilizei este canal de mapas... ainda não sabia o que era isso do google maps. Este vosso projecto bem que poderia ser o google maps de hoje, visão e qualidade não faltaram.
Uma coisa extraordinário isto do "timming". Lembram-se de um projecto de um carro português "clone" do Smart de hoje? Existem muitos outros projectos que não cresceram o que deviam... talvez porque o mundo "ainda não estava preparado"... lá está.. o timming.

A. Eduardo Dias disse...

Era o SADO :)